APRESENTAÇÃO DA REDE

 

Motivação para a constituição da Rede

Num contexto de transformações aceleradas, os desafios globais do século XXI exigem cidadãos e profissionais participativos, capazes de pensar e agir criticamente sobre a realidade em que se inserem, num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. A missão das instituições de Ensino Superior deve ser hoje, mais do que nunca, a de preparar os alunos com essa finalidade. Isto é, para que eles sejam autónomos e eficazes a processar e interpretar a avalanche de informação que é produzida, mas sobretudo para que sejam conscientes e responsáveis ao confrontar e integrar múltiplas perspetivas, encontrando as respostas mais adequadas para os problemas com que se deparam. Os alunos de hoje, profissionais e cidadãos de amanhã, necessitam ainda de saber comunicar as suas ideias e opiniões a diferentes públicos-alvo, respeitando as várias partes interessadas.

O compromisso das instituições de Ensino Superior para com a Educação para o Pensamento Crítico é assim uma responsabilidade social, contribuindo não apenas para o desenvolvimento nos alunos de competências-chave, transversais e específicas das áreas disciplinares, mas também para a promoção de um ambiente democrático e dinâmico no seio das organizações. A Educação para o Pensamento Crítico reforça o envolvimento de todos os atores nos processos de ensino-aprendizagem, valorizando o seu papel na formação das novas gerações de profissionais e cidadãos, aptos para participar de forma plena na sociedade.

Apesar de várias iniciativas e projetos com envolvimento nacional e internacional e mais recentemente da participação de mais de uma dezena de instituições de Ensino Superior portuguesas no projeto da OCDE “Fostering and assessing students’ creative and critical thinking skills in higher education” https://www.oecd.org/education/ceri/innovation-strategy-for-education-and-training-call-for-participation.htm, continua a existir uma profunda necessidade de consolidar o caminho para o desenvolvimento sistemático do Pensamento Crítico no Ensino Superior.

Esta rede pretende responder às necessidades dos seus membros (Investigadores, Professores e Estudantes do Ensino Superior) na promoção, criação, suporte e divulgação de boas práticas de ensino, aprendizagem e investigação do pensamento crítico no Ensino Superior, em estreita ligação com a sociedade civil.

 

Visão

A Rede de Pensamento Crítico pretende ser uma rede de referência nacional na área do pensamento crítico no âmbito do Ensino Superior, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais capazes de participar e contribuir de forma plena, consciente e responsável na sociedade em que vivem.

 

Missão

A Rede de Pensamento Crítico procura promover uma reflexão e partilha constantes de boas práticas de ensino, aprendizagem e investigação do pensamento crítico.

 

Princípios orientadores

A Rede é independente, apartidária e respeita as opções espirituais, religiosas e outras dos seus membros, com exceção de ideologias que ponham em causa a dignidade da pessoa humana e a sua liberdade de escolha.

Os princípios de conduta ética e de integridade que orientam a atuação da Rede baseiam-se nos seguintes valores: autonomia, honestidade, verdade, justiça, respeito e responsabilidade.

 

Objetivos

Para cumprir a sua missão, apresentam-se os objetivos em quatro domínios:

Conhecimento científico
  • Promover ativamente o conhecimento científico sobre o Pensamento Crítico no Ensino Superior.
  • Contribuir ativamente para a investigação científica na área do Pensamento Crítico.
Formação
  • Sensibilizar as instituições de Ensino Superior para a importância do Pensamento Crítico na formação dos alunos.
  • Incentivar a transformação dos processos de ensino-aprendizagem integrando de forma explícita e sistemática estratégias de desenvolvimento do Pensamento Crítico.
  • Contribuir para a inclusão transversal do Pensamento Crítico nos planos de estudos.
  • Contribuir para a formação e valorização dos docentes no âmbito do Pensamento Crítico.
Reflexão e partilha de conhecimento e recursos
  • Criar um repositório de recursos de fácil acesso, que suporte a partilha de conhecimentos e a disseminação de boas práticas, em geral e por áreas de conhecimento.
  • Estimular a comunicação e partilha entre os membros da Rede.
  • Promover parcerias com entidades nacionais e internacionais no âmbito do Pensamento Crítico.
Projetos do âmbito do Pensamento Crítico
  • Organizar e apoiar eventos de âmbito nacional e/ou internacional na área do Pensamento Crítico, como seminários, conferências, workshops, encontros, etc…
  • Criar e dinamizar um Observatório do Pensamento Crítico que permita monitorizar e apoiar o desenvolvimento do Pensamento Crítico explícito e sistemático nas Instituições de Ensino Superior portuguesas.