José Lopes, Helena Silva, Caroline Dominguez & Maria Manuel Nascimento (Eds.) (2019). Educar para o Pensamento Crítico na Sala de Aula. Pactor.
O livro está organizado em 10 capítulos que abordam, de um modo geral, a fundamentação teórica, a planificação, as estratégias de ensino/aprendizagem e a avaliação do pensamento crítico.
Por todas estas razões, esta obra assume-se como um excelente instrumento de trabalho para professores dos ensinos básico, secundário e superior, bem como para quem pretende exercer futuramente a docência, preparando os alunos para a sociedade do séc. XXI.
Inclui os primeiros testes em português para avaliação das competências e disposições do pensamento crítico e criativo! (Construídos e validados para a população portuguesa pelos autores do livro).
Principais temas abordados:
· A importância e o desafio de educar para o pensamento crítico no século XXI
· Contributos da argumentação para o desenvolvimento do pensamento crítico
· A planificação do ensino para promover o pensamento crítico
· Estratégias de promoção do pensamento crítico e criativo: feedback, aprendizagem cooperativa, aprendizagem baseada na resolução de problemas e estudos de caso, mapas de conceitos, questionamento e pesquisa guiada
· Avaliação formal e informal do pensamento crítico: teste de pensamento crítico e criativo (TPCC) e escala de disposições de pensamento crítico (EDPC)